El Clasico

Liga Espanhola 14ª Jornada / Sábado, às 13.15

Introdução

Este tem sido um início de temporada algo atípico na Liga Espanhola com os três principais candidatos ao título a perderem muitos pontos, no entanto tem sido o Real Madrid quem menos vezes tem vacilado e isso confere-lhe uma importante vantagem de seis pontos sobre o 2º classificado Barcelona antes do “El Clasico”.

Barcelona

A formação catalã chega a este embate após dois empates consecutivos para a Liga, e se o último no terreno da Real Sociedad acabou por ser positivo atendendo à superioridade da equipa da casa, o mesmo não se pode dizer da igualdade caseira sem golos perante o Málaga.

Na verdade, este Barcelona já perdeu quase tantos pontos em casa em seis partidas desta temporada como nas 19 jornadas da época passada.

Lionel Messi continua a ser o grande destaque da equipa, mas elementos nucleares como Luis Suarez e Neymar têm rendido menos do que em temporadas passadas e tal tem tido repercussões no rendimento da equipa.

Este encontro frente ao Real Madrid é crucial na caminhada catalã para o tri-campeonato, pois neste momento já leva menos seis pontos que o rival de Madrid e é decisivo encurtar essas distâncias o quanto antes.

Real Madrid

O Real tem trilhado o seu caminho sem deslumbrar. A equipa não tem aplicado goleadas sucessivas como em temporadas anteriores, mas tem sido suficientemente coesa para ir vencendo as suas partidas.

Neste momento, conta com a segunda melhor defesa da competição com apenas 11 golos consentidos em 13 jornadas, e o melhor ataque da prova.

Para este importante embate, Zinedine Zidane não conta com elementos muito importantes do onze inicial como Gareth Bale e Toni Kroos, no entanto a fórmula 4-4-2 utilizada no Vicente Calderón parece ter deixado bons sinais quanto a uma forma alternativa de jogar.

Com Ronaldo e provavelmente Benzema soltos na frente, o Real deverá montar um meio-campo de combate com quatro médios no sentido de dar robustez e solidez à equipa.

Sugestão de Aposta

É evidente que este encontro é muito mais importante para o Barcelona do que para o Real Madrid, que sabe que continuará líder destacado mesmo em caso de derrota.

Isto deve originar uma abordagem mais ofensiva ao encontro por parte dos catalães que têm sentido dificuldades para fazer golos na Liga Espanhola ultimamente, com apenas quatro marcados nos últimos quatro embates.

Em sentido contrário, o Real entrará tranquilo, mas apostado em explorar o contra-ataque com Lucas Vasquez, Ronaldo ou Isco a serem armas interessantes na condução de rápidas transições.

Deste modo, antevejo que a partida seja um pouco mais equilibrada do que as odds sugerem, e atendendo à recente fraca inspiração ofensiva do Barça  e à coesão do Real quando joga em 4-4-2 parece-me que o Menos de 2.5 Golos está a valores altamente generosos.

Menos de 2.5 Golos no Barcelona X Real Madrid @ [2.82]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *